As consultorias já foram duramente criticadas e ainda hoje o são. Mas no mundo globalizado elas são uma realidade para as empresas e assumem um papel importante, pois está havendo uma reestruturação no mercado de trabalho, motivado pela crescente profissionalização do trabalho e estruturação organizada das empresas, tornando suas estruturas mais profissionais e com necessidade de conhecimentos específicos.
Uma estrutura organizada exige competências, qualificações, conhecimento, entre outras coisas, mas também há grande necessidade em reduzir custos operacionais e de pessoal, vem exigindo as empresas a demitirem profissionais e transformou as empresas, antes inchadas de profissionais, hoje enxutas, fez com que as consultorias ganhassem força e importância no mercado.
Elas surgiram e existem para suprir uma lacuna deixada pela redução dos trabalhadores com carteira assinada e a necessidade de ter conhecimento específico sobre determinadas áreas. Pois, elas têm um diferencial onde você não precisa ter profissionais caros, sendo usada, em alguns casos, 60% de sua capacitação e buscou-se as consultorias e terceirizações para diluir este custo e tornar-se mais competitivas.
Mas é claro que nesse ramo nem tudo são rosas e diminuição de custos, pois há muitos vendedores de sonhos e de coisas impossíveis, que acabam deixando em dúvidas as carreiras de muitos consultores.
Então, deve-se ter algumas regras básicas para contratar as consultorias, onde a primeira e o que vai definir o sucesso do início do caminho é deixar bem claro a consultoria o que você está procurando resolver através do trabalho que irá desenvolver, até onde ela pode atuar e descobrir quais são os trabalhos por essas consultorias já realizaram, ou seja, buscar referências.
Depois que este primeiro passo ficar bem esclarecido, é importante ter um cronograma de trabalho, tanto para a consultoria como para empresa, com o que cada um precisa desenvolver, principalmente com data de início e de término do trabalho. Primeiro é importante para poder mensurar a qualidade do trabalho e o cumprimento do cronograma para poder avaliar por etapas o processo e caso houver negligências poder cancelar antes do problema tornar-se ainda maior, e também para evitar frustrações e sem ganhos para a empresa.
O que não significa dizer que a consultoria só traz problemas, pois na maioria das vezes é o ponto essencial para trazer bons resultados, onde sua empresa não pode continuar os trabalhos ou novos projetos internamente e que precisam de auxilio da mesma. Até porque em muitos casos, como por exemplo, o financeiro, a tomada de recursos é constante e necessita dela para continuar ajudando na captação de recursos, a própria psicóloga, onde as contratações também são constantes.
A consultoria tem que ter o objetivo de trazer conhecimento técnico não existente na empresa e poder agregar valor ao que já vem sendo feito e justificar a não contratação de pessoas para fazer o trabalho desta. Neste caso, todos tem a ganhar: a empresa que terá esse conhecimento e a consultoria que estará desenvolvendo e demonstrando seu potencial e receberá por isso.
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